Tudo é uma questão de planejamento: 4 dicas para a sua clínica veterinária ter sucesso

Abrir as portas da própria clínica veterinária é um momento ímpar na vida de qualquer profissional que sonhou com isso por muito tempo, certo? Mas para que esse momento seja ainda mais incrível, é essencial que o planejamento estratégico da clínica tenha sido feito antes da sua abertura e que continue sendo realizado constantemente nas atividades cotidianas.

O planejamento faz com que você se adiante em relação às situações adversas que você possa encontrar no futuro, e assim evitará ser pego de surpresa. Também contribui para que as decisões já tenham sido elaboradas e as soluções possam ser colocadas em prática de forma imediata, evitando prejuízos e/ou clientes insatisfeitos. Assim como garante o sucesso do seu negócio com ações que devem ser previamente pensadas.

Afinal, ao ser empreendedor na medicina veterinária, você deve ter entendimento não só dá sua área de formação – a medicina veterinária, como também deve deter conhecimento nas áreas administrativa, financeira, de gestão e diversas outras.

Para que tudo isso funcione em plena harmonia e para que se possa chegar aos resultados esperados, um bom planejamento estratégico deve ser realizado. Por isso, vamos apresentar a seguir algumas dicas de como fazer um planejamento estratégico para sua clínica veterinária, confira:

Defina metas

Tenha bem definido quais são suas metas a curto, médio e longo prazo, colocá-las no papel também pode ajudar a ter isso mais concreto. Uma boa pergunta para se fazer neste momento é “onde você quer chegar”, “quais resultados espera”, “quantos clientes deseja conquistar”? É importante também que você trace metas que possam ser atingidas.

Faça um levantamento dos pontos fracos e dos fortes

Essa etapa serve para você fazer um levantamento dos pontos que destacam sua clínica em meio aos seus concorrentes, e assim intensificar esses aspectos, seja na divulgação, seja no aprimoramento, e também para analisar os pontos fracos de sua clínica, ou seja, verificar o que seus concorrentes têm a mais em relação ao seu negócio e avaliar assim o que pode ser implementado e/ou melhorado.

Deixe bem claro seu posicionamento

Deixe muito bem claro para seus clientes e colaboradores alguns posicionamentos, como a missão, a visão e os valores de sua clínica, com isso, sem dúvida seus clientes terão mais segurança em saber dos princípios do seu negócio e seus colaboradores poderão trabalhar baseados e de acordo com cada um deles.

Promova o engajamento da equipe

Defina de forma clara o papel de cada colaborador dentro da clínica, deixe claro suas responsabilidades e faça uma distribuição de tarefas de forma que nenhum fique sobrecarregado, para evitar os rumores e fofocas pelos corredores. E não esqueça, faça com que seu colaborador sinta-se parte da empresa e demonstre que ele é essencial e especial dentro da clínica, valorize suas atividades sempre que possível.

Essas dicas serão muito úteis para o sucesso e o bom funcionamento da sua clínica veterinária, mas se você quer garantir ainda mais profissionalismo aliado ao seu negócio, clique aqui e conheça mais sobre a Mundo à Parte. A franqueadora proporciona diversos benefícios e um deles é a possibilidade do seu negócio receber todo o auxílio necessário para estabelecer um planejamento que garanta que sua clínica conquiste seu espaço no mercado.

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