História das Raças: Pastor Alemão
» » História das Raças: Pastor Alemão

História das Raças: Pastor Alemão

A raça de origem alemã, como o próprio nome já diz, é considerada uma das mais inteligentes do mundo. A aparência lembra muito a de um lobo, mas a verdade é que ele é um pastor. A história da criação dessa espécie em seu país de origem está escrita desde 7 anos a.c, em meados de 1600. Alguns pesquisadores dizem que a casta descenderia do cruzamento de lobos com cães domésticos. Considerado um cão de grande porte, com os machos medindo de 60 a 65 centímetros e as fêmeas entre 55 e 60cm.

Na estreia do quadro “História das Raças”, nada mais justo do que começar por aquela que foi o produto de um esforço consciente do povo alemão, para criar um animal capaz de proteger o seu rebanho. Não se sabe ao certo desde quando a espécie existe. Porém, já na Primeira Grande Guerra Mundial, eles foram escolhidos para serem sentinelas de guerra e se destacam por outras habilidades: coragem, atletismo e inteligência.

Com a perda da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, os criadores resolveram renomeá-lo, chamando de: Cão Pastor. Só que os ingleses, vencedores da guerra, nomearam a raça de: Lobo da Alsácia. Ambos foram criados para desvencilhar o nomedo país germânico, onde teve sua origem. Mas depois1931, o primeiro nome voltou a ser utilizado.

A raça chegou ao seu auge quando viraram astros do cinema “hollywoodiano”. Os filmes “Strogheart” e “Rin Tin Tin”, tornaram a espécie considerada uma das mais versáteis do mundo e a mais popular da América do Norte por anos. Apesar de serem muito atléticos desde sua criação, eles têm tendência a desenvolver doenças como a displasia coxofemoral e uma doença na coluna chamada síndrome da cauda equina – onde grande parte dos afetados ficam paraplégicos a partir da fase adulta. Isso pode acontecer por diversos fatores, como o manejo nutricional em fase de desenvolvimento e, até mesmo, por predisposição racial e genético.

O pastor alemão é considerado um atento e curioso. Obediente e sempre disposto a aprender, não tem a característica de fazer amizades rápido, então é bom apresentá-lo desde cedo para parentes e amigos para que ele não se torne super protetor com seus donos. Tirando isso, é um cão completamente afetuoso e disposto a fazer a vida de seus donos uma verdadeira festa.