Sua primeira caminhada sem auxílio…. Não foi possí­vel conter as lágrimas. Quando ela, sem motivo aparente, parou de caminhar com as patas traseiras, ficamos muito preocupados com o diagnóstico inicial… hérnia de disco, lesão na coluna lombar.

Iniciamos o tratamento com fisioterapia. Mas o sintoma progrediu, as patas dianteiras também foram afetadas e a lesão poderia ter afetado a coluna cervical.
Sem responder adequadamente ao tratamento e com os reflexos alterados foi necessário avançar na investigação. Havia possibilidade dos sintomas estarem associados a presença de tumores… foram momentos de muita angústia, ansiedade e apreensão até a realização da tomografia.

Felizmente o resultado descartou tumores e com ele um prognóstico mais reservado. Mas por outro lado, também nos jogou para o desconhecido… não conseguimos descobrir a origem do problema que impedia a Preta de caminhar. A Equipe do Mundo à Parte só nos passou uma certeza: NÃO VAMOS DESISTIR.

E foi assim, usando de todo o conhecimento disponível, da experiência adquirida, de pesquisas e busca de consultoria a outros profissionais passaram a adotar protocolos de reabilitação com o objetivo de que ela pudesse voltar a caminhar, ganhando mais autonomia e qualidade de vida. E estamos avançando… a Preta não só conseguiu dar seus primeiros passos sem auxílio, mas recuperou sua disposição…voltou a estar alerta e participativa… e até sua costumeira “brabeza” voltou.

Atravessar este momento de muito sofrimento, convivendo com a possibilidade da perda, foi muito penoso e temos certeza de que só foi possível pela dedicação da Equipe do Mundo à Parte. As sessões de fisioterapia da Preta serviam para renovar nossas esperanças. Perceb­emos o esforço e o profissionalismo de todos e principalmente, o carinho com que desenvolviam as diferentes técnicas para sua recuperação. Esta percepção nos fortaleceu em todo este doloroso processo. Mesmo tratando de algo desconhecido, com prognóstico incerto, em nenhum momento pouparam esforço e dedicação e nunca deixaram de acreditar que era possível… e mais do que isto, desenvolveram uma relação de afeto e de vibração positiva que contagia a todos. Não temos dúvida de que o conhecimento é fundamental e imprescindível, mas é este ALGO A MAIS que faz TODA A DIFERENÇA.

A Preta tem uma história de abandono no início de sua vida… foi sua carinha linda e seu jeito serelepe que nos cativou desde o princí­pio. Ela foi entrando em nossas vidas e sem cerimônia tornou-se um motivo de muitas alegrias e descontração. Acho que se ela pudesse falar, certamente diria para a Alessandra, Gustavo, Jennifer, Bruna, Silvana, Vitoria, Patrí­cia, Franciele e Pamela: OBRIGADO PELO CARINHO E POR NÃO DESISTIREM DE MIM. Grande abraço e muito, muito obrigado.
Adão e Fatima.