Benefícios da Fisioterapia Veterinária

Benefícios da Fisioterapia Veterinária

Assim como os humanos, os cães e gatos que sofrem problemas neurológicos e ortopédicos, ou são pets idosos e possuem artrose ou que passam por procedimentos cirúrgicos ortopédicos ou cirurgia de coluna, também precisam de fisioterapia.
Os benefícios que podem ser alcançados com a fisioterapia veterinária são muitos, mas vamos falar dos principais:

• Analgesia: meu animal de estimação está com dor! Esse é o o principal motivo pelo qual a fisioterapia é indicada aos animais de estimação. São muitas situações que o animal pode mostrar estar com dor: relutar subir no sofá, poltronas, cama e carro, o pet mancar enquanto caminha, diminuir as atividades do dia, passando o dia todo deitado, não querer passear, se alimentar menos, fazer menos coco, dormir mais, mudar o comportamento (ficar mais agressivo, por exemplo).
Nesses casos, a origem da dor deve ser investigada, mas a fisioterapia sem dúvida é um excelente tratamento através da aplicação de equipamentos e terapias específicas.

• Hérnia de disco em cães: essa doença pode causar desde dor na coluna até a paralisia das patas dos animais, afecção comum nas raças como dachshund (salsichas), basset, shihtzu, yorkshire, poodle, buldogue francês, vira lata, beagle, pastor alemão, boxer, entre outros. A fisioterapia auxilia no controle da inflamação causada pelo disco além de ajudar para que o animal de estimação volte a caminhar.

• Cicatrização de feridas: os equipamentos promovem uma aceleração na replicação das células cicatrizando mais rápido lesões como queimaduras, lacerações, úlceras de decúbito, feridas, em geral.

• Consolidação óssea: após uma cirurgia para correção de fraturas de cães e gatos, a fisioterapia auxilia para acelerar a cicatrização óssea além de auxiliar no controle de dor, edema e através dos exercícios fazer o retorno funcional do membro fazendo com que o animal que está mancando volte a apoiar a pata.

• Artrose em cães e gatos: surge como consequência a problemas articulares como displasia coxofemoral, ruptura de ligamento cruzado, luxação de patela, doenças muito comuns em raças como labrador, bulgoue inglÊs, bulldog francês, pug, shih tzu, SRD. A fisioterapia auxilia na melhora da dor, controle da inflamação de líquido sinovial (responsável por nutrir a articulação) e auxílio para regeneração da cartilagem.

• Fortalecimento muscular: além de exercícios e técnicas especificas para aumentar o ganho de massa muscular, também existem equipamentos que ajudam nesse processo. Animais que sofreram qualquer lesão e estão poupando o apoio do membro começam a perder musculatura que deve ser rapidamente restaurada para evitar danos permanentes.

• Melhora na condição cardiovascular: a hidroesteira e a cinesioterapia são fundamentais para melhorar o condicionamento físico dos pets.

• Melhora na coordenação motora: técnicas apropriadas são usadas para estimular as fibras nervosas responsáveis por manter o equilíbrio. É muito importante o uso da fisioterapia em casos de lesões neurológicas causadas com comprometimento dessas fibras.

Confira a galeria de imagens

[contact-form-7 id="5161" title="Contato unidade"]

Agende seu horário

Seu amigão precisa um atendimento especializado? Agende um horário. Teremos o maior prazer em atende-lo.