» » Benefícios da Fisioterapia Veterinária

Benefícios da Fisioterapia Veterinária

postado em: Dicas, Tratamentos

Assim como na fisioterapia humana, os cães e gatos que passam por procedimentos cirúrgicos ortopédicos, sofrem problemas neurológicos ou ate mesmo estão mais velhinhos e com dor nas articulações, também precisam de fisioterapia.
Os benefícios que podem ser conseguidos com essa especialidade veterinária são muitos, mas vamos falar dos principais:

• Analgesia: a dor é o principal motivo pelo qual a fisioterapia é indicada aos animais de estimação. São muitas situações aonde o animal pode estar com dor: relutar subir em objetos, mobílias e carro pode ser um sinal, assim como mancar, diminuir as atividades do dia, recusar um passeio, se alimentar menos, fazer menos coco, dormir mais, mudar o comportamento (ficar mais agressivo, por exemplo).
Nesses casos a origem da dor deve ser investigada, mas a fisioterapia sem dúvida é um excelente tratamento.

• Cicatrização de feridas: os equipamentos promovem uma aceleração na replicação das células cicatrizando mais rápido lesões como queimaduras, lacerações, úlceras de decúbito, feridas, em geral.
Essa cicatrização acelerada também acontece em ossos que sofreram fraturas ou fissuras, cartilagens de articulações que possuem alguma degeneração, como no caso das artroses.

• Fortalecimento muscular: além de exercícios e técnicas especificas para aumentar o ganho de massa muscular, também existem equipamentos que ajudam nesse processo. Animais que sofreram qualquer lesão e estão poupando o apoio do membro começam a perder musculatura que deve ser rapidamente restaurada para evitar danos permanentes.

• Melhora na condição cardiovascular: a hidroesteira e a cinesioterapia são fundamentais para melhorar o condicionamento físico dos pets.

• Melhora na coordenação motora: técnicas apropriadas são usadas para estimular as fibras nervosas responsáveis por manter o equilíbrio. É muito importante o uso da fisioterapia em casos de lesões neurológicas causadas com comprometimento dessas fibras.