Tratamentos: Esteira Aquática
» » Tratamentos: Esteira Aquática

Tratamentos: Esteira Aquática

A esteira aquática, também chamada de hidroterapia, é um tratamento que ajuda cães com paralisia nas patas a andar novamente. Por utilizar a água, a pressão dos membros doloridos e do peso do animal são removidos, diminuindo a sua força necessária para realizar movimentos simples e cotidianos, mas difíceis devido às lesões.

Yann – Paciente de Ribeirão Preto

Os animais podem restabelecer os membros danificados por cirurgias, displasia coxofemural, artroses e condições ortopédicas com o tratamento. Para aqueles que sofrem de obesidade, o método é usado como exercício físico.

Por diversas disfunções serem tratadas com a hidroterapia, é necessário uma análise sobre o quadro do paciente. Após uma avaliação, descobre-se o nível de dor e as possibilidades de contraindicação do processo para, assim, traçar um objetivo. A fisioterapia tem se tornado uma ótima alternativa para profissionais que não optam por procedimentos cirúrgicos, mas a hidroterapia se destaque por acelerar a reabilitação nas diferentes patologias, sendo neurológicas ou ortopédicas.

No tratamento, é preciso verificar se a peiteira está firme para sustentar o animal. Assim como salientar que a temperatura da água é regulada, então, o procedimento pode ser efeito independente da época do ano.

Apesar de ser muito usado em cães, a hidroterapia pode ser feita também em gatos. Nos felinos, é importante verificar se há algum cachorro por perto e se as janelas e portas estão bem fechadas. Com a esteira desligada e uma profundidade baixa, é possível colocar o gato para que se adapte com a imersão na água climatizada. Depois da ambientação, o líquido pode ser nivelado e o giro acionado lentamente que deverá ser aumentado gradativamente de acordo com a velocidade desejada.

Diversos músculos, ligamentos, ossos e as demais estruturas trabalham dentro da água, ao mesmo tempo. O equilíbrio e a distribuição correta de peso acontecem naturalmente. Além disso, os pets são beneficiados nos aspectos físicos e psíquicos, ganhando confiança, fortalecimento físico e recuperação. O alívio da dor e tensão, diminuição de inchaços, aumento da mobilidade, melhor circulação sanguínea e a garantia de uma melhor qualidade de vida são as vantagens atribuídas aos pacientes que utilizam a esteira aquática como forma de tratamento.

 

 

Uma resposta

  1. […] de exercícios moderados, como a hidroterapia (para saber mais sobre esse tratamento, clique aqui), mudanças na dieta e […]