Tratamentos – Acupuntura
» » Tratamentos – Acupuntura

Tratamentos – Acupuntura

Valentino – Paciente da Mundo à Parte de Ribeirão Preto

Acupuntura é uma técnica oriental de tradição chinesa. Consiste em aplicar agulhas em pontos específicos do corpo do paciente, afetando todos os sistemas fisiológicos. O tratamento atua por meio do sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal), sistema músculo-esquelético, hormonal e cardiovascular. O sucesso do processo depende da capacidade de recuperação do paciente e da habilidade do veterinário de ativar os efeitos.

A prática foi descoberta durante uma escavação em Toudaowa, na Mongólia. Instrumentos de pedras afiados usados para perfurar a pele foram encontrados. Acredita-se terem sido usados de maneira primitiva no período Neolítico. Esses costumes eram passados entre mestres e discípulos. Durante a Dinastia Han (206 a.C até 22 d.C), o “Clássico do Imperador Amarelo sobre a Medicina Interna” – também conhecido como Huang Di Nei Jing –  foi escrito. Até hoje é utilizado e se tornou uma das bases da Medicina Tradicional Chinesa.

O tratamento pode ser usado em cães e gatos. As doenças que se desenvolvem e podem ser tratadas com acupuntura são doenças musculares, doenças na estrutura óssea – como displasia coxofemoral, artrose, artrite e hérnia – até recuperação pós-cirúrgica.

Pacientes com doenças ortopédicas e neurológicas crônicas podem, a longo prazo, perder os efeitos de tratamentos feitos por anti-inflamatórios. A fisioterapia e a acupuntura têm papel fundamental na recuperação dos animais e promovem uma reabilitação motora mais rápida.

O procedimento possui resultados eficazes. Não importa a raça, porte, idade ou gênero do animal, além disso, não causa dor e não tem efeitos colaterais. Sem contra indicações, alivia as dores mais intensas que os cães e o gatos passam ter.