O sistema nervoso periférico são todos os nervos que não fazem parte do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). O cérebro manda informação para a medula e esta para os nervos periféricos que estão ligados a esta transmitindo as informações para o corpo do animal, fazendo com que ele realize todas as suas funções, desde andar até respirar. Ou seja, os nervos periféricos são responsáveis pelas atividades das extremidades e suas funções sensitivas e motoras.
Uma lesão de nervos periféricos causa uma interrupção na transmissão dos impulsos nervosos e das atividades funcionais, gerando perda da sensibilidade, fraqueza muscular e diminuição da massa muscular. Essas lesões podem ser causadas por traumas, tumores, distúrbios hereditários, metabólicos, infecciosos ou inflamatórios, intoxicações por compostos tóxicos como também medicamentosos.
Quando começar o tratamento de fisioterapia?
A fisioterapia apresenta um resultado favorável no tratamento de lesões de nervo periférico quando não houver uma secção completa do nervo ou uma lesão por esmagamento. Esse tipo de lesão pode levar meses para que a reabilitação.