Doenças – Artrose
» » Doenças – Artrose

Doenças – Artrose

postado em: Doenças | 0
Cacau – Paciente da Mundo à Parte de Ribeirão Preto

A artrose é uma doença degenerativa das articulações que causa dor forte e crônica nos animais. Os casos mais comuns ocorrem em cães mais velhos, apesar da obesidade ser um fator influente no desenvolvimento da patologia. Ela pode evoluir pelo desgaste da cartilagem que cobre o interior das articulações e dos ossos. Isso gera a perda de flexibilidade, resultando em dor e impedimento da mobilidade normal. 

O diagnóstico deve ser feito o mais rápido possível após os sintomas serem percebidos para não agravar o quadro do paciente. Em muitos casos, eles podem mostrar que estão com dor com alguns gestos, como alternar o peso da pata machucada, para a saudável. Mas, conforme o avanço da doença e a dano da articulação, essas alterações podem se tornar contínuas e pode evitar o movimento e causar dores mais fortes no futuro.

Por se tratar de uma doença degenerativa, não existe cura. Neste caso, o tratamento é a melhor forma de amenizar os danos causados. A fisioterapia tem a finalidade de aumentar a qualidade de vida do paciente e atrasar os danos. Essa reabilitação tem como objetivo o controle da dor e redução da descarga de peso durante as caminhadas. É importante lembrar que a patologia deve ser tratada ao mesmo tempo com o que gerou a lesão para sanar o problema. Por exemplo, se a artrose surgiu por uma queda e machucou algum ligamento, esse quadro deve ser tratado juntamente à doença.

Além disso, o histórico de sobrepeso nos animais de estimação é um fator influente nos casos. Isso pode gerar a artrose como consequência por aumentar a sobrecarga nas articulações. Então, é recomendado que o tutor tenha atenção com a alimentação e tenha uma rotina de exercícios, como caminhar com o animal com uma certa frequência.